As classificações diagnósticas para disfunção erétil, ejaculação rápida, ejaculação retardada e até perda de libido, tendem muito ao aspécto fisiológico, mesmo quando chamadas de psicogênicas ( psicológicas). Fica muito pouco valorizado a psicopatologia destas, Uma vez que todas se desenvolvem por medo do mau desempenho podendo estar comórbidas ou não com patologias orgânicas e psiquiátricas ( fobia social, TOC, depressão, transtornos de personalidade e etc).
Proponho então, um olhar mais psicopatológico para que tanto os profissionais de saúde, quanto a população em geral passem a raciocinar mais claramente, facilitando o diagnóstico e o tratamento ( aderência).
Trato diariamente de pacientes disfuncionais e percebo que a maioria quer uma medicação, cirurgia ou truque para seu problema. Hormônios, antidepressivos e próteses podem fazer muito pouco por elas, mas vem ganhando cada vez mais espaço nesse “mercado paralelo” de pseudo-profissionais da sexualidade humana.
Assim venho propor o desenvolvimento do conceito de :
Transtorno de Ansiedade do Mau desempenho
A)Um transtorno que vem tornando disfuncional a vida sexual há mais de seis meses com pelo menos 3 dos seguintes critérios :
não é atribuível aos efeitos de alguma substância ou medicamento ou a outra condição médica. Lembrar sempre que mesmo que haja uma condição fisiopatológica envolvida ( aterosclerose, neuropatias, fibrose de corpo cavernoso e etc), o envolvimento psicopatológico é muito alto devido ao tabu da viriliade. Além do que, os métodos para diagnósticos não tem acurácia “gold satandard” devido as fortes influências do psiquísmo sobre a fisiologia sexual. Sendo assim a disfunção pode ser puramente psicogênica ou mista.
Determinar subtipos:
*Prevalênica de ajaculação precoce : ( Retirado o limite de tempo pois o indivíduo pode similar um controle com manobras e preliminaries). O importante é perguntar : “após penetrar, se vc mantiver um coito contínuo, sem parar, vc aguenta muito tempo ou já vem aquela vontade incomtrolável que acaba com tudo?)
*Prevalência de Disfunção Erétil:
*Prevalência de Ejaculação Retardada ou Anejaculação:
*Miscelânia:
– Quando as apresentações se misturam, mesmo que haja uma disfunção mais prevalente. ( ex: geralmente o indivíduo responde com ejaculação precoce, mas por um period passa a perder a ereção ou não conseguir ejacular)
–
Isso é só um exemplo que ainda tem de ser complementado e desenvolvido, mas que tende a ajudar muito na conscientização tanto de pacientes, profissionais da saúde e especialistas.
Grato,
Dr. João Borzino
Crm 104865
Rua Gomes de Carvalho 636 Vila Olímpia São Paulo-SP
www.drborzino.com.br