É natural que depois de alguns anos juntos seja difícil para o casal manter a mesma excitação e “apetite” na hora do sexo.
Temos a ideia de que o sexo é algo espontâneo e nato e, por isso mesmo, não é preciso fazer nada para estimulá-lo, certo?
ERRADO!!
Culturalmente não estamos habituados a pensar o relacionamento sexual como algo que deva ser continuamente trabalhado, para manter-se, digamos, atualizado e sempre em alta.
Fazemos isso com a carreira, com os estudos, com o círculo de amigos, mas não costumamos fazer isso em relação ao sexo e a vida a dois.
A boa notícia é que existem alguns truques simples que os casais podem usar para manter a chama aquecida e ter sexo prazeroso independentemente do tempo que estejam juntos.
1 – EXPERIMENTE NOVAS SENSAÇÕES
Você sabia que o gelo tem outras funções, além de gelar coisas?
Acredite se quiser, mas ele pode deixar a sua cama mais quente, se é que me entende.
Simplesmente relaxar e testar novas sensações, pode fazer vocês descobrirem algo novo e revigorante para a relação.
2 – TERAPIA DO ABRAÇO
Às vezes, as preocupações do dia a dia ou mesmo a rotina fazem com que os parceiros só queiram deitar e dormir, esquecendo-se do desejo de estarem lado a lado na cama.
Que tal um abraço inesperado embaixo das cobertas, para variar?
Estudos mostram que o cérebro processa o abraço como uma recompensa, porque a conexão física no momento do abraço faz o corpo liberar oxitocina, um hormônio que aumenta as sensações de apego e intimidade, fazendo com que a pessoa se sinta mais segura e feliz.
3 – IR PARA A CAMA JUNTOS
Muitos casais trabalham fora, chegam em casa em horários diferentes e, dependendo do cansaço ou do horário de acordar na manhã seguinte, é comum que um vá dormir antes do outro.
Que tal fazer esforço pelo bem comum e tentar mudar a rotina?
O simples fato de os dois irem para a cama no mesmo horário, aproxima o casal.
Quem já não teve uma boa “conversa de travesseiro” que evoluiu para um “beijinho de boa noite” e acabou fazendo o “dia nascer feliz”?
4 – TIRE O SEXO DA SUA AGENDA DE COMPROMISSOS
Vocês não são atletas olímpicos, nem jogadores de futebol em concentração antes de uma disputa que vale o outro olímpico, para que o sexo seja proibido antes da competição ou do fechamento de um contrato importante, ou ainda de uma reunião de trabalho exaustiva.
Sexo é entretenimento, diversão, prazer. Como aquele que você sente quando vai para a balada ou ao churrasco com os amigos.
Portanto, ele não é um compromisso, uma obrigação. Mas sim, um momento de relaxamento entre o casal, quando ambos “dão um tempo” na agenda e aproveitam para curtir o momento.
Então, desliguem os celulares e divirtam-se.
5 – ASSISTAM UM FILME ERÓTICO
Os tabus, traumas, crenças e mitos individuais podem fazer com que o casal não cogite a possibilidade de assistir um filme erótico juntos.
Mas, que tal experimentar ao menos uma vez?
Esta é uma boa oportunidade para vocês descobrirem, juntos, até onde podem ir sexualmente e falarem abertamente sobre seus desejos mais íntimos e fantasias.
De repente, podem até aprender coisas novas um sobre o outro e passarem para um nível mais elevado de prazer a dois.
6 – DORMIR NU (DE VEZ EM QUANDO)
Tudo bem que no frio é um pouco mais difícil, mas é para isto que foram feitos os edredons e cobertores.
É importante lembrar que a pele é o maior e mais sensível órgão do corpo humano.
Por isso, dormir nu, além de surpreender o parceiro (a), permite que a pele seja tocada pelo outro, despertar sensações e emoções extremamente agradáveis, que nem você sabia que poderia ter.
7 – NÃO TENHA MEDO DE FALAR SOBRE SEXO
Muitos casais que atendo têm dificuldade em falar sobre sexo forma positiva e direta. Muitas vezes, tenho que estimulá-los, ensiná-los a falar sobre sua vida sexual sem que isso se transforme em algo doloroso. O diálogo entre vocês é fundamental e deve ser em um tom mais claro, respondendo sinceramente um ao outro as perguntas sobre o que gostam ou não.
João Luis Borzino é terapeuta sexual de casais e sexólogo com mais de 12 anos de atuação profissional.