O dicionário define timidez como: “Timidez ti.mi.dez sf (tímido+ez) 1 – Qualidade de tímido; acanhamento excessivo. 2- Fraqueza de ânimo. Antôn: audácia, desembaraço.” Que “joça” mesmo! Até o verbete é uma “joça”!
Deparo-me todos os dias com pessoas se queixando desta tal timidez, e sempre me questiono: como se sente um tímido? Será que é tão ruim ser assim? Vejo que o pior de tudo é o inconformismo do tímido. Transparece-me uma sensação de total inadequação diante das situações, o que leva a um grande embotamento afetivo. Explicação para tudo isso: medo de ser rejeitado!
A rejeição é um dos sentimentos mais destrutivos dos seres vivos (os animais também sentem). O indivíduo idealiza como é ser aceito pelos outros: tem de ser mais solto, mais descontraído, mais extrovertido, mais falante, mais engraçado, mais isso, mais aquilo, mais não sei o quê…… só não pode ser do jeito que ele é! Que “joça” (mais uma vez) ! Percebo que tudo seria mais fácil se essas pessoas aceitassem a sua forma de ser e percebessem que certas mudanças podem ser alcançadas, mas não baseadas em um “ideal” de comportamento. Digam não ao sentimento de rejeição!